História do Tigre

De Novo Cruzeiro Futebol Clube para Ipatinga Futebol Clube
De Novo Cruzeiro Futebol Clube para Ipatinga Futebol Clube

21 de maio de 1998, dia historico para o Ipatinga Futebol Clube.

Devido à grande demanda de jogos em Ipatinga, de Atlético e Cruzeiro em competições nacionais e internacionais, surgiu-se a necessidade de se criar um clube profissional em Ipatinga, para representar com dignidade a cidade e fazer uso do terceiro maior estádio de Minas Gerais, o Ipatingão.

No início de 1998, o empresário Itair Machado, ex-atleta de Atlético e Cruzeiro, e até então patrocinador do Social F.C. clube da cidade de Coronel Fabriciano, cidade vizinha de Ipatinga no Vale do Aço, resolveu então criar o Projeto IPATINGA FUTEBOL CLUBE.

Itair Machado saiu então atrás de parceiros, para tirar do papel o projeto e juntamente com Gercy Mathias até então presidente do Novo Cuzeiro Futebol Clube, clube amador do bairro Novo Cruzeiro em Ipatinga, e Cosme Mattos, um antigo desportista da cidade.

Com o apoio do Dr. Rinaldo Campos Soares presidente do Sistema Usiminas, Dr. Ronaldo Monteiro de Souza presidente do Usisaúde, o Sr. Francisco Carlos CHICO FERRAMENTA Delfino prefeito de Ipatinga, que de imediato aprovaram e também acreditaram no projeto, e fortaleceram muito a marca Ipatinga Futebol Clube, pois o importante apoio de uma das maiores siderurgica do mundo, de um dos melhores planos de saúde do país e de uma da pricipais prefeituras de nosso estado, o projeto nasceu grande e ousado.

O primerio passo foi profissionalizar o Novo Cruzeiro F.C. que até então era um clube amador da cidade de Ipatinga, registraram o clube na Federação Mineira de Futebol, e no dia 21 de maio de 1998, a Federação Mineira de Futebol concedeu ao Novo Cruzeiro Futebol Clube o registro de clube profissional, que passou a chamar-se Ipatinga Futebol Clube, clube que também leva o nome e cores da cidade de Ipatinga.

O objetivo então, era colocar o Ipatinga Futebol Clube na elite do futebol mineiro o mais rápido possível e isto aconteceu em apenas dois anos, em 1998 o Ipatinga Futebol Clube foi vice-campeão do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, alcaçando assim em 1999 a primeira divisão de Minas Gerais porem o módulo II. Sendo que neste ano o Ipatinga Futebol Clube também foi vice-campeão do Campeonato Mineiro primeira divisão Módulo II, alcaçando então a elite do futebol mineiro o Módulo I em 2000. E em 2000 na sua estréia na eleite do futebol mineiro o Ipatinga Futebol Clube sagrou-se campeão mineiro do interior, ficando em quarto lugar na competição, atrás apenas de Atlético, Cruzeiro e América.

Em 2004 já com 6 anos de fundação o Ipatinga Futebol Clube se mantem como uma das grandes forças da elite do futebol mineiro.